Ao Técnico/a de Informação e Animação Turística compete prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, assim como efetuar o atendimento e a receção de clientes, de modo a garantir um serviço de qualidade e de satisfação destes.
Atividades Principais
Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
Prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
Organizar e acompanhar programas de animação;
Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
Executar serviços em agências de viagens;
Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
Efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
Proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
Prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
Realizar programas de viagens, conferências, entre outros programas;
Proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas;
Efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
Prestar informação e promover e vender produtos e serviços turísticos;
Efetuar as operações de reservas;
Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;