No âmbito do Projeto Erasmus + Alterações Climáticas e Otimização da Pegada Carbónica, um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde está em Itália, na cidade de Nápoles.
Desde o ano passado que Mangualde coordena o projeto que envolve outros países como Grécia, Itália e Turquia. Cada país desenvolve um tema, desde a poupança de energia, da água e métodos de tratamento de água, as energias renováveis e a reciclagem.
Ao longo desta semana, os quatro alunos de Mangualde, acompanhados por três professores, vão debater os temas, visitar empresas italianas com boas práticas ambientais e conhecer a cidade, como explica a coordenadora do projeto, Sandra Pina.
No caso dos alunos de Mangualde, vão apresentar os trabalhos que ao longo dos últimos meses têm desenvolvido sobre a poupança de energia.

A ESTADIA

• Itália Dia#1- Começamos o primeiro dia da mobilidade a Itália – Casoria no âmbito do projeto Erasmus+ Alterações climáticas e otimização da pegada carbónica com a receção no Liceo Gandhi. Foi feita um visita à Escola e fomos recebidos na Biblioteca da Cidade para a primeira sessão de trabalhos .
  • Itália Dia#2 – Visita ao Instituto vocacional Andrea Torrente, Casória. Parte da manhã, palestra sobre Sustentabilidade com o Prof. David Iacopini da universidade de Nápoles. Parte da tarde , apresentações feitas pelos alunos de cada país parceiro sobre os estudos realizados em varias áreas: poupança de água, energias renováveis e sustentabilidade.
  • Itália Dia#3 – Visita à Agência Nacional de Eficiência Energética – ENEA . Da parte da tarde visitámos Pompeia. Uma aula de história ao ar livre.
  • Itália Dia#4 – Visita ao Palácio Real de Caserta.