“A rua da nossa escola tem o nome de um herói” – realizou-se hoje, durante a manhã, a sessão dedicada a Aristides de Sousa Mendes, destinada a assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Envolvendo alunas e alunos de diversas turmas do 12º ano, coordenados pela docente Graça Albuquerque, e recorrendo à simulação de um programa de televisão, recordou-se através de vários momentos (entrevistas, dramatização, vídeo, leituras, música…) o diplomata português que salvou milhares de vidas e se tornou numa figura incontornável da nossa história. Marcou também presença o artista Pompeu, autor do mural realizado em Cabanas de Viriato, que falou do seu trabalho e respondeu às várias questões que lhe foram formuladas por diversos alunos.
Foi uma sessão bastante emotiva que sensibilizou todo o auditório e que, mais uma vez, provou que os nossos alunos são capazes de realizar “coisas maravilhosas” quando estimulados para tal. E nisso, a docente Graça Albuquerque, é especialista
Muito obrigada a todos os alunos e alunas que se envolveram para fazer desta sessão um momento especial!
Muito obrigada à colega Graça por mais esta colaboração com a biblioteca e por dedicar tanto tempo a fazer com que os seus alunos vivam estas experiências que decerto os tornarão melhores pessoas… pessoas mais sensíveis, mais atentas ao outro e ao mundo que os rodeia!
Agradecemos, também, a todos os colegas que estiveram presentes!
Para que ninguém esqueça… Holocausto, nunca mais!