Agência Espacial Portuguesa vai lançar, a 19 de janeiro de 2024, a terceira edição da iniciativa Astronauta por um Dia, uma competição nacional que, desde 2022, já permitiu a 61 estudantes portugueses, dos 14 aos 18 anos, dos ensinos básico e secundário, experimentarem condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam quando estão no espaço. 

A escolha dos finalistas da iniciativa obedece a regras que pretendem reproduzir um verdadeiro processo de seleção de astronautas, tendo sido pensadas para fomentar a igualdade de acesso aos estudantes de todo o território nacional, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira. A experiência dos finalistas das duas primeiras edições pode ser revista no site astronautaporumdia.pt  ou através das redes sociais da Agência Espacial Portuguesa.  

As inscrições para a edição de 2024 abrirão formalmente a 19 de janeiro de 2024, mas a Agência Espacial Portuguesa está, à semelhança do que fez em 2023, a delinear um plano de promoção do Astronauta por um Dia para que chegue a todas as escolas e grupos de jovens de todos os distritos do país.

A iniciativa Astronauta Por Um Dia é um dos vários projetos da Agência Espacial Portuguesa para aproximar os mais jovens do Espaço, promovendo a educação científica e abrindo caminho para uma carreira não só no Espaço, mas em todas as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) adjacentes ao sector espacial. Acreditamos que esta é uma oportunidade única que permite aproximar o Espaço da sociedade, abrindo, ao mesmo tempo, novos horizontes e possibilidades no futuro dos mais jovens.