No desenvolvimento do plano de trabalho realizado pela Academi@STEM, o Agrupamento de Escolas de Mangualde alcançou uma conquista de destaque ao ser reconhecido com a distinção STEM School Label Expert. Essa conquista torna o nosso agrupamento o sétimo na Europa e o primeiro na Península Ibérica a receber este prestigioso reconhecimento.

A comunidade educativa de Mangualde, o município, o centro de formação EduFor, os parceiros e embaixadores, podem sentir-se orgulhos pelo trabalho realizado e pela validação recebida. A conquista do STEM School Label Expert representa um marco importante na promoção e no desenvolvimento de competências nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês).

A STEM School Label é uma iniciativa conjunta de renomadas organizações, como a European Schoolnet, a Ciência Viva de Portugal, a Maison pour la Science d’Alsace da França, o Center for the Promotion of Science da Sérvia e o Education Development Center da Lituânia. O seu objetivo é orientar e fornecer às escolas europeias as ferramentas necessárias para agregar e motivar todos os atores da comunidade educativa em atividades que desenvolvam competências em STEM.

Essa conquista não apenas valida o compromisso e o esforço das Escolas de Mangualde em promover a educação STEM, mas também destaca o potencial e a qualidade do ensino no concelho. A distinção como STEM School Label Expert coloca Mangualde no mapa europeu como um exemplo de excelência em educação STEM.

O Agrupamento de Escolas de Mangualde torna-se agora um farol de inspiração para outras instituições de ensino em Portugal, na Península Ibérica e na Europa, encorajando-as a abraçar a abordagem STEM e fornecer aos estudantes oportunidades enriquecedoras para explorar o mundo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Estamos de parabéns por esta conquista notável que consideramos ser mais um contributo para continuar a inspirar futuras gerações de estudantes a seguir carreiras promissoras em STEM!