Em recente estudo que envolveu todos os alunos dos 1.º e 2.º ano das Escolas de Mangualde, ficou cientificamente demonstrado que as crianças que entram para escola sem terem completado os 6 anos de idade têm maior probabilidade de vir obter baixos resultados escolares. O estudo mostra que prevalência da classificação de “Não Satisfaz” é maior no grupo de crianças com menos de 6 anos à data de entrada na escola.

Trata-se de um facto não pode deixar de ser considerado pelos pais no momento em que ponderam a matrícula. Se a criança apenas completa 6 anos depois de Setembro, devem considerar a possibilidade de a manter mais um ano no ensino pré-escolar, de modo a que tenha uma maturidade acrescida quando passar a frequentar a escola. A probabilidade de vir obter resultados escolares de nível superior é muito elevada.

Pode consultar o estudo aqui.