Gabinete de Intervenção Precoce no Abandono Escolar
MISSÃO
O gabinete tem objetivo primordial de desenvolver um conjunto de procedimentos que contribuam para o combate precoce e preventivo do abandono escolar dos discentes do agrupamento de escolas de Mangualde. O referido gabinete, para além de abranger todos os discentes do agrupamento, tem como especial enfoque os alunos que frequentam o 3º ciclo de ensino, o ensino secundário regular e profissionalizante, assim como as turmas dos cursos de educação e formação (CEF) e do programa integrado de educação e formação (PIEF). O GIPAE é integrado e sustentado na colaboração entre o Gabinete de Serviço Social, os Serviços de Psicologia e Orientação e o Técnico de Intervenção Local do agrupamento, cujos técnicos trabalharão em estreita colaboração. O gabinete sustenta duas principais linhas de atuação: em primeiro lugar, pretende desenvolver um conjunto de competências com os alunos, docentes e pais/encarregados de educação, com uma dinâmica fortemente proativa e preventiva; em segundo lugar, quando estritamente necessário, o GIPAE irá atuar a um nível mais remediativo, no sentido de dar respostas imediatas aos discentes em factual risco de abandono escolar.
OBJETIVOS
Tendo em conta as linhas de atuação, considerando os documentos estruturantes do agrupamento e as normativas do EQAVET, são definidos os seguintes objetivos gerais:
- Prevenir o absentismo e o abandono escolar;
- Reconhecer o papel dos diferentes intervenientes educativos na promoção do sucesso escolar;
- Promover e reforçar a colaboração escola/família;
- Facilitar a aprendizagem dos alunos ao longo do seu percurso, procurando manter ou desenvolver condições facilitadoras ao seu desenvolvimento;
- Promover uma cultura de colaboração entre os diferentes intervenientes educativos;
- Desenvolver práticas de identificação e intervenção precoce como estratégia privilegiada de promoção do sucesso escolar;
- Promover a reflexão da comunidade educativa sobre estratégias de promoção do sucesso escolar.
O GIPAE encontra-se organizado em 3 eixos de intervenção, que por sua vez englobam diversas atividades que se encontram estruturadas de acordo com os objetivos definidos:
EIXO 1 – A escola e a família – Apoio Social
Sendo a escola parte integrante do dia-a-dia dos alunos e passando estes grande parte do seu dia na escola, faz todo o sentido que a família seja envolvida no processo de aprendizagem. A participação ativa da família no processo de aprendizagem pode melhorar o desenvolvimento das crianças/jovens, assim como prevenir e resolver muitos dos problemas que possam surgir ao longo do seu percurso escolar.
EIXO 2 – Apoio psicopedagógico e orientação vocacional
Ao longo do percurso escolar, os discentes são confrontados com um conjunto de situações problemáticas que poderão constituir um obstáculo ao seu sucesso escolar, nomeadamente, entre outros, dificuldades de aprendizagem, ansiedade, problemas comportamentais, perturbação da atenção/concentração, dificuldades ao nível do estudo e auto-regulação da aprendizagem. Neste eixo pretende-se desenvolver mecanismos de avaliação e intervenção psicopedagógica, de modo a encontrar estratégias que permitam ao aluno superar as dificuldades identificadas.
EIXO 3 – Promoção de comportamentos positivos
A indisciplina pode ser definida como um desvio ou infração às normas e regras que regulam a vida na aula e em todo o espaço escolar, ainda que existam diferentes formas e contextos de manifestação de indisciplina.
AÇÕES A DESENVOLVER
De forma colaborativa e estruturada as ações a desenvolver são:
- Acompanhamento dos processos já sinalizados;
- Estabelecer contatos com diretores de turma, encarregados de educação e discentes;
- Dinamizar ações de sensibilização para discentes sobre a importância da escola na definição do futuro e promoção de boas práticas de comportamentos positivos; *
- Dinamizar acções de sensibilização sobre Parentalidade Positiva e importância da escola no futuro dos filhos para encarregados de educação; *
- Desenvolver o programa de orientação vocacional e profissional “O meu projeto de vida… As minhas escolhas…”;
- Palestras sobre ofertas formativas e saídas profissionais; *
- Visitas de estudo a empresas, instituições, entre outros para observação in loco;
* Com colaboração de entidades/profissionais externos ao Agrupamento e a definir.
CONTACTO
Ana Lúcia Ferreira – Assistente Social
Lúcio Balula – Técnico de Intervenção Local
Rui Chã Madeira – Psicólogo
gipae.aem@esfa.pt