Entre os dias 10 e 18 de fevereiro, 78 alunos e 11 ex-alunos do nosso Agrupamento, acompanhados de 5 professores, viveram intensamente a experiência de uma semana na Comunidade Ecuménica de Taizé. Nesta semana estiveram em Taizé cerca de 1300 jovens portugueses oriundos de diversas regiões do país: Viseu ( 450), Aveiro, Santarém, Coimbra e Porto. Havia ainda representações de diversas partes do mundo. Nas palavras de uma ex-aluna Taizé pode ser descrito assim:
“O regresso à vida normal é sempre mais difícil depois de uma semana em Taizé, quando comparado com uma comum semana de férias. É como ganhar uma nova rotina, reaprender a viver a nossa própria vida. Já não são os sinos que controlam os nossos dias, já não oramos juntos, já não acordamos todos juntos em camaratas, não comemos aquela comida tão característica, não dançamos e cantamos juntos nos tempos livres. Mas o sentimento de união e de comunidade não se perdeu.
Ninguém vai a Taizé e volta o mesmo que foi. Porque há uma Paz que nos toca o coração, um Amor maior que nos envolve, uma Luz disposta a guiar-nos sempre, em direção à Felicidade. Uma emoção que alcança até ao mais duro dos corações. E cada um terá a sua experiência pessoal, as suas memórias, as suas aprendizagens e as suas respostas, a sua própria mudança. Mas na família em que nos tornámos, fica o desejo de voltar.
É um desafio trazer para a nossa realidade uma parte do que nos foi dado em Taizé, para este mundo que avança e não espera, para este mundo barulhento em que se torna mais difícil manter o silêncio e os momentos de reflexão frequentes. É um desafio explicar às pessoas que nos rodeiam e que não partilharam connosco esta experiência, como pode ser tão transformador e especial viver esta semana numa colina algures no meio de França, numa grande simplicidade, num ambiente tão distinto do que estão habituados.
A verdade é que se diz muitas vezes e nunca é demais repetir: Taizé não se explica, vive-se. E que bom que é viver Taizé.”