No âmbito do Projeto Erasmus+ Alterações Climáticas e Otimização da Pegada Carbónica, desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Mangualde, foi feita a monitorização da Pegada Carbónica da escola, das famílias e professores. A iniciativa decorreu entre maio e dezembro do ano passado.
Na medição foram apurados os gastos mensais relacionados com consumo de energia, de combustíveis, compras e viagens utilizando uma calculadora de pegada carbónica.
Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Pina, foi possível apurar que nos meses de  outubro, novembro e dezembro os gastos de energia e de consumo dispararam relativamente aos meses anteriores.
De acordo com a professora, os dados recolhidos servem para alertar para a necessidade de um consumo mais moderado e sustentável, no sentido de reduzir a pegada carbónica.
Tais medidas devem passar, entre outras, pelo investimento num consumo consciente, baseado em produtos locais, a deslocação de forma mais sustentável, utilizando meios de transporte públicos, a bicicleta ou andar a pé, a aquisição de produtos fabricados de forma responsável/sustentável e a aplicação da política dos Rs – Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar os Resíduos.
A par da monitorização dos consumos, o Projeto Erasmus+ Alterações Climáticas, em Mangualde, tem promovido outras iniciativas.

in “Dão Digital”

Mangualde: Agrupamento de Escolas faz monitorização do consumo de energia e combustível (com áudio)