Hoje, 16/10/2017, pelas 01:20, depois de ter constatado nos diversos locais e aldeias onde me foi possível chegar, o estado de patente ansiedade, aflição, pânico e desespero que afetava os nossos concidadãos, figurei que, pela manhã, muitos pais não iriam ter condições de levar os filhos às escolas e de que as próprias crianças e alunos não teriam tido o necessário descanso para enfrentar um dia de aulas.

Neste contexto, a que se junta o Estado de Emergência Municipal decretado pelas 23:00 do dia anterior, publiquei na nossa página do Facebook a informação da justificação automática da falta ao dever de assiduidade, que foi imediatamente partilhada por centenas de pessoas.

A mesma informação foi imediatamente transmitida via email para todos os trabalhadores das Escolas de Mangualde.

Cerca da 08:00, o Comandante Municipal da Proteção Civil Municipal – Presidente da Câmara Municipal de Mangualde – não tendo conseguido estabelecer contacto comigo (a rede de telecomunicações tinha entrado em falha), informou a Senhora Presidente do Conselho Geral da decisão de suspender a atividade letiva neste dia, a qual porfiou para informar o máximo número de responsáveis, mormente as Coordenadoras de Escola.

Devo registar a forma exemplar como todos – pais, alunos e trabalhadores – acolheram a informação, tendo todos encontrado uma solução para a sua situação individual. Tudo se processou dando expressão a uma cidadania madura!

Devo, também, recordar que a justificação da falta ao dever de assiduidade não implica o encerramento das instalações. Pelo contrário, a(s) Escola(s) é uma entidade da Administração Pública e, sobretudo em Estado de Emergência, pode, a qualquer momento, ser requisitada para dar apoio a populações afetadas, por exemplo, acolhendo e alimentando eventuais desalojados. Contudo, felizmente, não se verificou essa necessidade até ao momento.

Tudo indica que amanhã as atividades letivas poderão decorrer com normalidade.

Todavia, deve manter-se atendo à informação, sobretudo à nossa página do Facebook, que será atualizada sempre que necessário.

Conto com a compreensão e o empenhamento de todos.

Mangualde, 14:30 de 16/10/2017.

O Director
(Agnelo Figueiredo)