Nos passados dias 6 e 7 de maio, de 2019, o Agrupamento de Escolas de Mangualde realizou mais uma edição da Semana Aberta, na Escola Secundária Felismina Alcântara. Nestes dois dias, pretendeu-se, através de várias atividades dinamizadas pelos alunos e professores, dar a conhecer algum trabalho realizado, sensibilizar os alunos para as diferentes ofertas educativas e saídas profissionais e recolher o contributo da comunidade para o cumprimento das ambições estipuladas no Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Para além da possibilidade de visita a vários espaços e laboratórios da escola, a edição de 2018/2019 contou, na manhã do dia 7 de maio, com uma atividade inovadora desenvolvida com os alunos do 11.º ano, denominada “Roadmap Values – dar sentido ao Perfil do Aluno” integrada no programa “Step1 For the Future”.

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, afirma-se como “referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino e dos organismos responsáveis pelas políticas educativas”. Em síntese, o Perfil do Aluno pretende orientar a comunidade educativa no desenvolvimento do seu trabalho para que o aluno, à saída do 12.º ano, tenha reunido uma série de competências, conhecimentos e atitudes que o preparem para a vida ativa.

Constituíram-se quatro grupos de trabalho compostos por diversos agentes educativos: alunos, empresas, nomeadamente, ACMAN – Eng. Fernando Rebelo; Associação Empresarial de Mangualde – José Ribeiro; AzurMetal – Metalúrgica Azurara, Lda – Eng. Marco Henriques; Desinel – Dr. José Manuel Ferreira; HRGroup, SA – Dr. Fernando Mateus; Land Veneration, Lda – Dr. Hugo Melo; diretores de curso e de turma, outros docentes, assistentes operacionais e representantes de encarregados de educação. Cada um dos grupos de trabalho passou pelas quatro salas, onde, em cada uma delas, os participantes foram desafiados a refletir sobre os princípios que orientam o Perfil o Aluno. Foram debatidos em conjunto, em cada uma das salas durante 50 minutos, dois princípios do Perfil:

• Sala 1 – Humanismo e Inclusão;
  • Sala 2 – Saber e Aprendizagem;
  • Sala 3 – Coerência e Flexibilidade, Adaptabilidade e Ousadia;
  • Sala 4 – Sustentabilidade e Estabilidade.

Durante a tarde e num grupo mais alargado foram apresentadas as conclusões do trabalho desenvolvido durante a manhã. A dinâmica que se criou possibilitou a interação dos diferentes atores e uma reflexão conjunta sobre problemas que a todos dizem respeito. Para além das empresas mencionadas, contámos com a representação da Assembleia Municipal, na pessoa da Sra. Professora Doutora Leonor Pais e com a representante da ADD, Dra. Maria Teresa Pinto.

No encerramento esteve presente o Sr. Diretor do agrupamento, Eng. Agnelo de Figueiredo, que assistiu às conclusões do trabalho, tendo estas resultado numa “Tábua de Compromissos” harmonizada com o Perfil do Aluno, a ser executada no próximo ano letivo.

A direção agradece a participação de todas e todos.