Técnico/a de Informação e Animação Turística

Ao Técnico/a de Informação e Animação Turística compete prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, assim como efetuar o atendimento e a receção de clientes, de modo a garantir um serviço de qualidade e de satisfação destes.

Atividades Principais

  • Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
  • Prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
  • Organizar e acompanhar programas de animação;
  • Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
  • Executar serviços em agências de viagens;
  • Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
  • Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
  • Efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
  • Proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
  • Prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
  • Realizar programas de viagens, conferências, entre outros programas;
  • Proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
  • Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas;
  • Efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
  • Prestar informação e promover e vender produtos e serviços turísticos;
  • Efetuar as operações de reservas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • Realizar o atendimento e a receção do cliente.

Onde pode trabalhar

  • Postos de Turismo;
  • Agências de Viagem;
  • Parques e Feiras;
  • Empresas Hoteleiras;
  • Museus;
  • Iniciativa privada.