Ao Técnico/a de Informação e Animação Turística compete prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, assim como efetuar o atendimento e a receção de clientes, de modo a garantir um serviço de qualidade e de satisfação destes.
Atividades Principais
- Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo;
- Prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
- Organizar e acompanhar programas de animação;
- Organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
- Executar serviços em agências de viagens;
- Apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
- Transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
- Efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
- Proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
- Prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
- Realizar programas de viagens, conferências, entre outros programas;
- Proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
- Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas;
- Efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
- Prestar informação e promover e vender produtos e serviços turísticos;
- Efetuar as operações de reservas;
- Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
- Realizar o atendimento e a receção do cliente.
Onde pode trabalhar
- Postos de Turismo;
- Agências de Viagem;
- Parques e Feiras;
- Empresas Hoteleiras;
- Museus;
- Iniciativa privada.