Realizou-se no dia 17 de abril, no auditório da Escola Ana de Castro Osório, a cerimónia de entrega de diplomas e certificados aos formandos de duas turmas de adultos que agora terminaram os seus estudos, tendo contado com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Eng. Agnelo Figueiredo, da Coordenadora de escola, Dra. Ana Marto, e dos respetivos formadores.

Receberam os seus certificados os formandos de uma turma do nível secundário do curso de Educação e Formação de Adultos – EFA, bem como os formandos do curso de Português para Estrangeiros. Este último permitiu que mais 20 imigrantes de várias nacionalidades – ucranianos, indianos, cubanos, moldavos, russos e congoleses – obtivessem certificação de competências em Português – nível A2. Deste modo poderão ter acesso à nacionalidade portuguesa, à autorização de residência permanente e/ou ao estatuto de residente de longa duração. De realçar que o Agrupamento de Escolas de Mangualde é a única escola a oferecer este curso no Distrito de Viseu, sendo esta a segunda edição.

No início da cerimónia, o Sr. Diretor deu os parabéns aos formandos por terem concluído estes cursos, os quais consubstanciam o alargamento do leque da oferta educativa disponibilizada pelo Agrupamento, tendo enfatizado a intenção de porfiar para que esta modalidade de formação se mantenha disponível.

Seguiu-se uma projeção de fotografias que ilustraram as muitas atividades desenvolvidas ao longo dos cursos.

Por fim, os formandos receberam o tão merecido diploma e certificado das mãos dos seus formadores, sendo clara a satisfação de todos.

Tendo em conta a importância que estes cursos têm para adultos que querem melhorar as suas qualificações e para imigrantes residentes na nossa região, o Agrupamento de Escolas de Mangualde vai continuar a envolver-se na sua promoção.